Estudo dos polimorfismos inserção/deleção, Xba I e Eco RI no gene da apolipoproteína B e PLA1/A2 no gene da glicoproteína IIB/IIIA em pacientes jovens com acidente vascular cerebral

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O Acidente Vascular Cerebral Isquemico (AVCi) e uma doenca multifatorial, caracterizada por manifestacoes clinicas resultantes de processos tromboticos arteriais. Estes processos tem como principal causa a aterosclerose, um processo inflamatorio cronico resultante de lesao vascular e deposicao lipidica na parede das arterias. Este estudo teve como objetivo investigar a associacao entre polimorfismos Xba I, I/D e Eco RI no gene da apoB, PLA1A2 no gene da glicoproteina GPIIB/IIIA e AVCi em um grupo de pacientes jovens, atraves da tecnica de PCR-RFLP. Foram avaliados 113 pacientes, sendo 48 deles provenientes do estado de Minas Gerais e 65 do estado do Rio de Janeiro. O grupo controle foi composto por 291 individuos saudaveis provenientes do estado de Minas Gerais. Nao houve diferenca significativa entre os pacientes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro quando comparada a frequencia de cada um dos polimorfismos. Foi observada uma maior frequencia do alelo mutante E- (Eco RI) no grupo de pacientes quando comparado ao grupo controle. Os alelos X+, D e A2 associados a predisposicao a doenca apresentaram frequencias significativamente maiores no grupo de pacientes apenas quando a comparacao foi feita com, pelo menos, dois polimorfismos simultaneamente. Alem disso, a presenca do alelo A1 (GPIIb/IIIa), combinada a ausencia do alelo mutante E- (Eco RI), mostrou-se fortemente associada a uma menor predisposicao ao desenvolvimento de AVCi. Assim, pode-se concluir para os polimorfismos estudados que a presenca do alelo mutante Econfigura-se como possivel fator de risco para desenvolvimento de AVCi.

ASSUNTO(S)

farmácia teses. polimorfismo (genética) teses. acidente vascular cerebral fatores de risco teses. cérebro doenças teses.

Documentos Relacionados