Estudo dos mecanismos de supressão da resposta imune induzida pela crotoxina do veneno de Crotalus durissus terrificus. / Study of immune response suppression mechanisms induced by isolated crotoxin from Crotalus durissus terrificus venom.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O veneno da subespécie de cascavel Crotalus durissus terrificus (C.d.terrificus) altera a coagulação, tem ação neurotóxica, miotóxica e efeito imunossupressivo. O veneno de C.d.terrificus e a sua fração majoritária, crotoxina (CTX), inibem a resposta celular e humoral, sendo esse efeito independente da indução de morte celular. O objetivo foi investigar os mecanismos envolvidos na imunossupressão exercida pela CTX. A CTX induz a produção de IL-10, TGF-β e prostaglandina E2 (PGE2) pelas células dos camundongos que a receberam. Menor secreção de IFN-γ e IL-12 foi observada nas culturas de células de camundongos imunizados e que receberam CTX. A CTX aumenta a expressão da enzima indoleamina 2,3 dioxigenase e a geração de células T reguladoras em camundongos imunizados com OVA e que receberam CTX. A CTX foi capaz de inibir a expressão de CD40, CD80, CD86 e de MHC de classe II em células de camundongos imunizados e nas células dendríticas (DCs) purificadas destes animais. Em culturas de DCs, a CTX induz alta secreção de IL-10, TGF-β e PGE2 e menor de IL-12.

ASSUNTO(S)

citocinas ( produção) poisons serpentes dendritic cells immunosuppression regulatory t cells cytokines (production) imunossupressão snake células dendríticas linfócitos t reguladores venenos

Documentos Relacionados