Estudo do valor da provisão para fixação de preço dos produtos agrícolas, com potencial de influenciar no capital de giro: um estudo a partir do produto soja da unidade de Laranjeiras da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista-SP

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/03/2010

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo demonstrar a influência da provisão para a fixação dos preços dos produtos agrícolas no capital de giro da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista-SP, a partir de levantamento, tabulação e identificação das variações ocorridas nas provisões dos anos de 2007 e 2008 de apenas uma unidade de recebimento. A metodologia utilizada contou com pesquisa bibliográfica e exploratória de caráter documental, a partir de dados extraídos dos informativos dos estoques e do relatório de atividades dos anos em estudo, além de tratamento qualitativo dos dados. Visando esclarecer ao leitor sobre o cenário atual do negócio, neste trabalho encontram-se explanações sobre o sistema cooperativista, os aspectos contábeis ligados aos estoques e à gestão de risco nas operações com commodities. O problema estudado consistiu em saber qual a influência da provisão para a fixação do preço dos produtos agrícolas, da unidade de Laranjeiras, no capital de giro da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista. Como resultados finais a pesquisa permitiu responder as seguintes hipóteses: a cooperativa que não possui um controle adequado dos estoques próprios e de terceiros, assim, poderá ter seu capital de giro comprometido em exercícios futuros; a distribuição de sobras da cooperativa poderá ser influenciada pela avaliação dos estoques negativos. Foi possível constatar que, se os estoques de terceiros (cooperados) forem vendidos antecipadamente, o capital de giro poderá sofrer alterações e, consequentemente, haverá reflexos na distribuição de sobras. Este trabalho procurou evidenciar o risco na venda de produtos agrícolas antecipadamente e sugere as operações de hedge para minimizar este risco em mercados futuros ou a termo.

ASSUNTO(S)

ciencias contabeis cooperativas agrícolas - capital de giro precos agrícolas produtos agrícolas - controle de estoque. agricultural prices agriculture, cooperative - working capital farm produce - inventory control.

Documentos Relacionados