Estudo do efeito magnetocalórico através do acoplamento entre as redes cristalinas e magnéticas: uma extensão do modelo de Bean-Rodbell. / The study of magnetocaloric effect through the coupling between crystalline and magnetic lattice: an extention of the model Bean-Rodbell.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

SILVA, Carla de Mello. Estudo do efeito magnetocalórico através do acoplamento entre as redes cristalina e magnética: uma extensão do modelo de Bean-Rodbell. 2008. 91f. Dissertação (Mestrado em Física) Instituto de Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Neste trabalho, apresentamos um estudo do efeito magnetocalórico considerando os conceitos fundamentais envolvidos na formulação teórica e mostramos os procedimentos envolvidos nos cálculos das grandezas termodinâmicas e magnéticas que caracterizam o potencial magnetocalórico de um sistema. O modelo de Bean-Rodell, que leva em consideração a interação magneto-elástica e prevê a possibilidade de uma transição de fase magnética de primeira ordem, é estudado e usado para descrever o efeito magnetocalórico nos sistemas Gd5(SixGe1-x)4, MnFeP0.45As0.55 e MnAs(1-x)Sbx. Além disso, propomos uma extensão do modelo de Bean-Rodbell, incluindo na entropia de Debye a deformação da rede cristalina devido à interação magneto-elástica. Apresentamos também estudos envolvendo os gráficos de Arrott para descrever a ordem da transição de fase magnética, com aplicações nos sistemas Pr3In e Gd5(Si2Ge2).

ASSUNTO(S)

magnetic-elastic effect modelo de bean-rodbell fisica da materia condensada efeito magnetocalórico bean- rodbell model magnetocaloric effect efeito magnetoelástico

Documentos Relacionados