ESTUDO DO EFEITO DE AGENTES DE ACOPLAMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO COM PÓ DE COCO SECO. / STUDY OF THE EFFECT OF COUPLING AGENTS ON MECHANICAL PROPERTIES OF POLYPROPYLENE COMPOSITES WITH COCONUT POWDER DRY.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/04/2012

RESUMO

Diversos estudos vêm sendo realizados sobre a utilização de materiais naturais empregados como carga em matrizes poliméricas, e grande parte das pesquisas aborda o emprego de cargas naturais de origem vegetal. Os objetivos dessas pesquisas consistem em desenvolver produtos que tenham boas propriedades mecânicas bem como aproveitar materiais de origem renovável. Neste trabalho foi analisada a influência do copolímero estireno-butadieno-estireno (SBS) e dos agentes de acoplamento (polipropileno grafitizado com anidrido maleico (PP-MA) e o estireno-etileno-butileno-estireno grafitizado com anidrido maleico (SEBS-MA)) nas propriedades mecânicas de compósitos de polipropileno (PP) - copolímero heterofásico, contendo pó da casca do coco seco. Compósitos contendo 20%, em peso, de pó de coco, com e sem a presença de agentes de acoplamento, foram preparados pelo processo de extrusão, e os corpos de prova para os ensaios foram moldados por processo de injeção. As propriedades mecânicas foram analisadas através de ensaios mecânicos de tração, flexão em três pontos e resistência ao impacto IZOD. As amostras foram caracterizadas por calorimetria exploratória diferencial (DSC). Foi realizada microscopia eletrônica de varredura (MEV) de todas as amostras resultantes do ensaio de impacto. Os resultados dos ensaios comprovaram o ganho de propriedades em compósitos de PP com pó de coco, com a utilização de agentes de acoplamento. Verificou-se que a tensão de escoamento e módulo de elasticidade sobre tração e flexão apresentaram melhores resultados quando foi empregado o agente de acoplamento grafitizado no polipropileno, ao invés do grafitizado em elastômeros, neste caso SEBS-MA. As formulações contendo 2,5% de SBS, 2,5% de SEBS-MA e 5,0% de PP-MA apresentaram os melhores resultados de propriedades. Para a propriedade de resistência ao impacto o anidrido maleico grafitizado no elastômero apresentou melhor desempenho que o grafitizado no PP, neste caso 5,0% de SEBS-MA. A adição de pó de coco reduziu a tenacidade do PP tornando-o mais frágil.

ASSUNTO(S)

compósitos polipropileno pó de coco agentes de acoplamento engenharia de materiais e metalurgica composites polypropylene husk coconut coupling agents

Documentos Relacionados