ESTUDO DIALÉLICO DE COMPONENTES DE RENDIMENTO E CONSTITUINTES QUÍMICOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO (OCIMUM BASILICUM L.). / A DIALLEL STUDY OF YIELD COMPONENTS AND CHEMICAL CONSTITUENTS OF THE ESSENTIAL OIL OF BASIL (OCIMUM BASILICUM L.).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo estimar a Capacidade Geral e Específica de Combinação de manjericão, analisando o teor de óleo essencial e dos principais compostos químicos no óleo essencial. O experimento foi conduzido na Estação Experimental "Campus Rural da UFS", localizado no município de São Cristóvão, Sergipe. Quatro cultivares com composição química divergentes foram escolhidas e realizou-se os cruzamentos dialélicos. As sementes F1 e os parentais foram plantadas em blocos casualizados, com três repetições. Os dados foram submetidos à análise dialélica de Griffing modelo 2 e as médias foram agrupadas pelo teste de Skott-Knott (p<0,05). Avaliou-se as seguintes características: altura de planta, diâmetro de copa, comprimento e largura de folha, massa seca de folha, teor e rendimento de óleo essencial e o teor dos principais constituintes químicos. A análise de variância para a capacidade de combinação mostrou que os efeitos da Capacidade Geral de Combinação (CGC) apresentou diferenças significativas e que os efeitos da Capacidade Específica de Combinação (CEC) dos cruzamentos foram significativos, exceto para comprimento e largura de folha. Para quase todas as características ambos, efeitos aditivos e não aditivos, influenciaram a performance dos híbridos.

ASSUNTO(S)

ocimum basilicum efeitos aditivos e não aditivos capacidade geral de combinação capacidade específica de combinação agronomia ocimum basilicum additive effects non additive effects general combining ability specific combining ability

Documentos Relacionados