Estudo de viabilidade de uma Usina Solar Térmica associada á queima de resíduos sólidos urbanos na cidade de Sobral Ceará. / Feasibility Study for a Solar Thermal Plant associated with burning solid waste in the city of Sobral - Ceará.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/12/2010

RESUMO

O mundo necessita constantemente de aumentar sua oferta de energia visto o crescimento exponencial da população. Porém, é necessário limitar a utilização de combustíveis fósseis não renováveis que emitem gases poluentes para a atmosfera, e que hoje representam mais de 80% da energia primária mundial. As energias renováveis surgem como uma grande possibilidade oferecendo inúmeras maneiras de geração sustentável como, por exemplo, as usinas termoelétricas solares. Um destes sistemas utiliza concentradores parabólicos que absorvem a radiação solar transformando-a posteriormente em energia elétrica através de um ciclo Rankine convencional. O presente trabalho propõe a associação desse tipo de sistema com usinas de geração de energia elétrica através da queima de lixo, uma vez que a utilização comum dos equipamentos do ciclo de Rankine permite um aumento significativo na produção de energia com um acréscimo relativamente pequeno nos custos. Esta tecnologia é particularmente atrativa na Região Nordeste do Brasil devido ao grande potencial solar existente, à necessidade de geração local de energia e aos benefícios sociais e ambientais que ela oferece. Neste trabalho têm-se como objetivo fazer uma análise técnico-econômica da viabilidade de uma usina solar térmica, utilizando a tecnologia de sistemas concentradores parabólicos e tendo como combustível auxiliar a queima dos resíduos sólidos urbanos, sendo a mesma considerada para a cidade de Sobral no estado do Ceará, já que esta localidade oferece condições favoráveis para a implantação deste tipo de tecnologia.

ASSUNTO(S)

resíduos sólidos urbanos concentradores parabólicos fisica solar energy parabolic concentrators solid waste. energia solar

Documentos Relacionados