Estudo de toxicologia clÃnica da tintura de Jalapa na constipaÃÃo intestinal. / Study of clinical toxicology of the dye of Jalapa in the intestinal constipation.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/08/2009

RESUMO

A Tintura de Jalapa à um fitoterÃpico extraÃdo da planta Operculina alata (Ham) Urban conhecida popularmente como aguardente alemà e de uso bastante extenso pela populaÃÃo. Este fitoterÃpico tem aÃÃes laxativas e purgativas e pertence à famÃlia Convolvulaceae composta de 51 gÃneros com ampla distribuiÃÃo em regiÃes tropicais e subtropicais. à uma planta de uso bastante antigo no nordeste do Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar a seguranÃa clÃnica do extrato hidroalcoÃlico de Operculina alata em voluntÃrios com quadro de constipaÃÃo intestinal funcional. O ensaio clÃnico consistiu de um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado, com 76 voluntÃrios. Foram administrados 15 mL da Tintura de Jalapa uma vez ao dia, durante sete dias consecutivos. Os voluntÃrios foram divididos em dois grupos, Jalapa e Placebo (com 38 voluntÃrios cada). Os voluntÃrios sà foram incluÃdos no estudo apÃs avaliaÃÃo clinica e laboratorial e se apÃs esta fossem considerados saudÃveis. A avaliaÃÃo laboratorial incluiu anÃlise hematolÃgica, hepÃtica e bioquÃmica. Os exames laboratoriais foram realizados nos perÃodos de prà e pÃs-estudo. Para a anÃlise estatÃstica foram realizadas comparaÃÃes nos dois grupos em cada fase do estudo (anÃlise intergrupo) como tambÃm dentro de um mesmo grupo nas duas fases do estudo (anÃlise intragrupo). Na anÃlise intergrupos, nÃo foram encontradas diferenÃas estatisticamente significativas entre os dois grupos em qualquer fase do estudo, nem na anÃlise intragrupo, houve diferenÃas estatisticamente significativas entre os perÃodos. Alguns eventos adversos foram observados em 13 (34,21%) voluntÃrios do grupo teste e 14 (36,84%) voluntÃrios no grupo do placebo. Foram relatados eventos adversos como tonturas, dor abdominal, cefalÃia, pirose, dor no peito, erupÃÃes cutÃneas, sonolÃncia, astenia, febre, obstruÃÃo nasal, nÃusea e dor epigÃstrica. Este estudo mostrou que o fitoterÃpico, Tintura de Jalapa foi bem tolerado pelos voluntÃrios. A avaliaÃÃo clÃnica e os exames laboratoriais nÃo evidenciaram sinais de toxicidade. Alguns eventos adversos foram observados com o uso da tintura de Jalapa, e classificados como possÃvel, provÃvel e nÃo atribuÃdo ao medicamento. Quanto ao grau de severidade os eventos adversos foram considerados de intensidade leve.

ASSUNTO(S)

toxicologia medicamentos fitoterÃpicos ensaio clÃnico jalapa constipaÃÃo intestinal farmacologia toxicology phytotherapic drugs clinical trial jalapa constipation

Documentos Relacionados