Estudo de tÃcnica de radiolocalizaÃÃo por obtenÃÃo de orientaÃÃo de emissores eletromagnÃticos empregando optoeletrÃnica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

FreqÃentemente o ExÃrcito Brasileiro necessita adquirir novos equipamentos de Guerra EletrÃnica, no intuito de se adequar a uma nova realidade tecnolÃgica ou para melhor adestrar seus quadros. Nesse contexto, faz-se necessÃrio tomar conhecimento de novas tecnologias ou avaliar o desempenho das existentes por mÃtodos cientÃficos. Dessa forma, esta tese pretende levantar possibilidades e limitaÃÃes dos sistemas de localizaÃÃo eletrÃnica de emissores eletromagnÃticos por determinaÃÃo da direÃÃo de chegada na faixa de VHF e UHF por visada direta, atravÃs de uma anÃlise estatÃstica das tÃcnicas comumente empregadas e, baseando-se nas limitaÃÃes levantadas, fazer um estudo da tÃcnica acustoÃptica voltada para a obtenÃÃo de Ãngulo de chegada, buscando analisar sua viabilidade como tÃcnica alternativa para a superaÃÃo das limitaÃÃes levantadas para esses sistemas. Mostra-se uma avaliaÃÃo de desempenho baseada num modelo de estimador de Ãngulo de chegada com distribuiÃÃo uniforme que esclarece dÃvidas sobre a regiÃo de cobertura e sobre a influÃncia da forma da linha-base na acurÃcia das estimativas de posiÃÃo. Apresenta-se um estudo da obtenÃÃo de Ãngulo de chegada, usando modulador acustoÃptico ou cÃlula Bragg multicanal e chega-se a conclusÃo teÃrica que à possÃvel implementar processadores desse tipo para medir fase com precisÃo de atà meio grau e conseqÃentemente dando maior precisÃo à estimativa de Ãngulo de chegada. Mostra-se tambÃm que a tÃcnica acustoÃptica à eficiente para trabalhar em ambiente sujeito ao ruÃdo tÃrmico, o que a torna mais atraente. AlÃm disso, modernas tÃcnicas digitais permitem processar os sinais identificados e mostrÃ-los em tempo real, mais uma vez caracterizando uma superioridade desta tÃcnica.

ASSUNTO(S)

guerra eletrÃnica posiÃÃo (localizaÃÃo) processamento digital de sinais anÃlise estatÃstica acustoÃptica Ãptica eletrÃnica cÃlulas bragg moduladores comunicaÃÃo multicanal ruÃdo tÃrmico telecomunicaÃÃes

Documentos Relacionados