Estudo de investigaÃÃo quÃmica da espÃcie Lippia rigida Schauer (Verbenaceae). / Study of chemical research of the species Lippia rigida Schauer (Verbenaceae)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/01/2012

RESUMO

Este trabalho descreve o estudo de investigaÃÃo quÃmica da espÃcie Lippia rigida Schauer (Verbenaceae), coletada no municÃpio de MuncugÃ, Bahia. A anÃlise cromatogrÃfica do extrato etanÃlico das folhas de L. rigida permitiu o isolamento e caracterizaÃÃo de 3 flavonÃides do tipo flavanonas: sakuranetina, pinocembrina e 2 flavanonois: 7-metil-aromadendrina e taxifolina; 1 flavona: genkwanina; 3 flavonois: ramnocitrina, canferol e quercetina. Na determinaÃÃo estrutural dos metabÃlicos secundÃrios isolados, utilizou-se tÃcnicas espectroscÃpicas como Infravermelho (IV) e RessonÃncia MagnÃtica Nuclear de hidrogÃnio (RMN 1H) e de carbono-13 (RMN 13C), incluindo tÃcnicas bidimensionais (COSY, HMBC e HSQC), alÃm de espectrometria de massa (EM) e comparaÃÃo com os dados da literatura. Embora todos os compostos isolados sejam conhecidos na literatura, o isolamento de flavonÃides para a espÃcie L. rigida corrobora com a dispersÃo quimiotaxonÃmica desta classe para o gÃnero Lippia. AlÃm disso, os compostos 7-metil-aromadendrina, ramnocitrina, genkwanina e canferol estÃo sendo relatados pela primeira vez para o gÃnero, alÃm do mais os flavonoides 7-metil-aromadendrina e ramnocitrina estÃo sendo relatados pela primeira vez para a famÃlia Verbenaceae. O Ãleo essencial das folhas de Lippia rigida foi obtido por hidrodestilaÃÃo e analisado em CG-EM e CG-DIC. Os componentes majoritÃrios do Ãleo essencial foram α-humuleno (42,3%) e β-cariofileno (13, 0%). O Ãleo foi submetido ensaio de atividade larvicida frente a larvas no estÃgio III do mosquito Aedes aegypti com e apresentou CL50 de 138, 97 Â 1,2 μg/mL. Ensaio de atividade de citotoxicidade frente a linhagens de cÃlulas MDA-MB435, HCT-8 e SF-295, apresentou IC% 83,79, 86,80 e 79,41, respectivamente. A atividade de inibiÃÃo da enzima acetilcolinesterase revelou com halo de inibiÃÃo de 9 mm similar ao controle fisostigmina.

ASSUNTO(S)

quimica organica lippia rigida flavonoides verbenaceae lippia rigida flavonoids verbenaceae flavonÃides lippia verbenaceae

Documentos Relacionados