Estudo de genes de Caulobacter crescentus importantes para a sobrevivência em baixas temperaturas. / Study of Caulobacter crescentus genes important to low temperature survival.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/11/2011

RESUMO

Caulobacter crescentus sobrevive em baixas temperaturas e mostrou ser um organismo psicrotolerante e de alta resistência ao congelamento, característica resultante de múltiplos fatores. C. crescentus possui quatro genes codificantes para CSPs, sendo cspA e cspB induzidos em baixas temperaturas e cspB, cspC e cspD em fase estacionária. A ausência de cspA e cspB ou cspA e cspC confere grande deficiência de crescimento em baixas temperaturas. cspA e cspB não são autorregulados e são regulados pós-transcricionalmente via estabilização de seu mRNA e traducionalmente após o choque-frio. A expressão de cspB é influênciada por CspC a 30 graus e durante o choque-frio, e por CspC, SpdR e SpoT durante a fase estacionária. A ausência de CspC ou CspC e CspD compromete a adaptação à fase estacionária promovendo alterações morfológicas. Nenhuma das CSPs de C. crescentus é capaz de reverter o fenótipo de E. coli BX04 por expressão heteróloga, embora todas possuam atividade antiterminadora que, nestas proteínas, não depende dos mesmos aminoácidos que CspE de E. coli.

ASSUNTO(S)

caulobacter crescentus caulobacter crescentus bacterial genetics genética bacteriana genética microbiana genética molecular microbial genetics molecular genetics

Documentos Relacionados