Estudo de equivalÃncia farmacÃutica dos fÃrmacos captopril e cloridrato de propranolol comercializados no programa farmÃcia popular do brasil. / Assesment of the pharmaceutical equivalence of captopril and propranolol hydrocloride tablets sold in the popular pharmacy program in brazil.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/07/2009

RESUMO

A equivalÃncia farmacÃutica entre dois medicamentos relaciona-se à comprovaÃÃo de que ambos contÃm o mesmo fÃrmaco na mesma dosagem e forma farmacÃutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro. No Brasil, os medicamentos alopÃticos sÃo divididos em trÃs categorias quanto ao registro junto à AgÃncia Nacional de VigilÃncia SanitÃria: medicamentos novos, medicamentos similares e medicamentos genÃricos. A legislaÃÃo atual dispÃe que para o registro de novos medicamentos genÃricos e similares à necessÃria a comprovaÃÃo da equivalÃncia farmacÃutica e a bioequivalÃncia em relaÃÃo ao medicamento de referÃncia. Produtos registrados antes de 2003 tÃm um perÃodo de adaptaÃÃo garantido, de modo que os resultados dos testes de equivalÃncia farmacÃutica e perfil de dissoluÃÃo sejam incluÃdos ao seu registro atà 2014. O Programa FarmÃcia Popular do Brasil à uma nova polÃtica de AssistÃncia FarmacÃutica, dentro do Sistema Ãnico de SaÃde que tem como objetivo facilitar o acesso da populaÃÃo aos medicamentos considerados bÃsicos e essenciais, diminuindo assim, o impacto dos preÃos dos medicamentos no orÃamento familiar. O objeivo deste trabalho foi avaliar a EquivalÃncia FarmacÃutica de comprimidos de Captopril 25 mg e Cloridrato de Propranolol 40 mg comercializados no Programa FarmÃcia Popular do Brasil, comparando-o com medicamentos de ReferÃncia e GenÃrico, visando discutir a importÃncia da qualidade dos medicamentos para a saÃde pÃblica. Realizaram-se testes fÃsicos e fÃsico-quÃmicos como: identificaÃÃo, determinaÃÃo de peso, desintegraÃÃo, dureza, friabilidade, teor, uniformidade de conteÃdo, pureza e perfil de dissoluÃÃo, segundo a FarmacopÃia Brasileira, 4a ediÃÃo. Os resultados indicaram uma baixa dureza nos comprimidos de cloridrato de propranolol da FarmÃcia Popular. Os perfis de dissoluÃÃo, analisados por ANOVA e teste de Tukey demonstraram diferenÃas significativas (p<0,001) entre os perfis de dissoluÃÃo da FarmÃcia popular em relaÃÃo ao GenÃrico e ReferÃncia nos tempos avaliados dos dois fÃrmacos em estudo. Compararam-se os perfis de dissoluÃÃo dos comprimidos da FarmÃcia Popular com os medicamentos ReferÃncia e GenÃrico atravÃs da EficiÃncia de DissoluÃÃo (ED%). A extensÃo do fÃrmaco dissolvido do medicamento FarmÃcia Popular foi significativamente menor (P <0,001) do que o ReferÃncia para Captopril e Propranolol. O Captopril da FarmÃcia Popular, apesar de ter cumprido as exigÃncias da legislaÃÃo, foi reprovado no ensaio de ED%. Portanto, os comprimidos de Cloridrato de Propranolol e Captopril da FarmÃcia Popular nÃo foram considerados equivalentes farmacÃuticos em relaÃÃo aos medicamentos ReferÃncia e GenÃrico.

ASSUNTO(S)

farmacologia controle de qualidade preparaÃÃes farmacÃuticas anti-hipertensivos captopril propranolol quality control pharmaceutical preparations antihypertensive agents captopril propranolol

Documentos Relacionados