ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE INTERFACE APLICADAS EM REVESTIMENTOS ESPESSOS OBTIDOS POR ASPERSÃO TÉRMICA. / STUDY OF MECHANICAL PROPERTIES OF INTERFACE IN APPLIED Coated OBTAINED BY THERMAL SPRAY.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/07/2011

RESUMO

O presente trabalho configura-se como uma tentativa experimental de verificação da validade do modelo teórico utilizado para relação de interface proposto por Chicot e Lesage. Para isso, é apresentado um estudo sobre as propriedades mecânicas de interface a partir de ensaios de penetração instrumentada. Um dos pontos relevantes do estudo está relacionado com as características dos materiais com micro deformações e a influência dos defeitos sobre as propriedades mecânicas. São desenvolvidas discussões referentes às propriedades intrínsecas, sobretudo o comportamento do módulo de elasticidade para diferentes situações nas quais os materiais se encontram. Foram utilizados para o desenvolvimento do trabalho, corpos de prova retirados de hastes de bombeio, que são equipamentos utilizados na produção petrolífera. Essas hastes foram revestidas com dois tipos de materiais, um a base da liga NiCr e outro com Al, ambos obtidos pelo processo de aspersão térmica (arc spray). Com a utilização de testes de penetração instrumentada realizou-se indentações nos revestimentos, substrato e interface de cada amostra. Com os resultados obtidos, aplicou-se no modelo interfacial teórico e posteriormente tentou-se verificar a sua validade.

ASSUNTO(S)

propriedades mecânicas revestimentos interface penetração instrumentada engenharia de materiais e metalurgica mechanical properties coating interface instrumented penetration

Documentos Relacionados