Estudo da modulação de corpúsculos lipídicos em células epiteliais. / Study of the modulation of lipid bodies in epithelial cells.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Corpúsculos lipídicos (CLs) são inclusões citoplasmáticas compostas principalmente por triglicerídeos e ésteres de colesterol, sendo também depósitos intracelulares de ácido araquidônico (AA) que pode ser metabolizado para a formação de eicosanóides. A PGE2 é o principal metabólito da via do AA produzido por células epiteliais. É um potente mediador capaz de modular a motilidade, sobrevivência celular, proliferação celular e angiogênese, que são processos importantes na restauração da homeostase do tecido epitelial após injúria. O nosso objetivo central foi investigar a modulação da biogênese de CLs e seu papel na via do AA em células epiteliais. Foram avaliados: i) a indução de CLs por mediadores inflamatórios; ii) as vias de sinalização intracelular envolvidas; iii) e a modulação de CLs durante a proliferação e migração celular. Utilizamos como modelo experimental uma linhagem celular derivada de epitélio intestinal normal de rato (IEC-6) e os CLs foram contados por microscopia de campo claro após coloração com tetróxido de ósmio. Análise da expressão de proteínas foi realizada por Western Blot e a produção de PGE2 por EIA no sobrenadante das culturas. Células IEC-6 cultivadas em DMEM suplementado com 5% de soro fetal bovino (SFB) apresentaram de 15 a 20 CL/célula em sub-confluência. Entretanto a retirada de SFB ou o estabelecimento de confluência nas culturas elimina os CLs das células. A biogênese de corpúsculos lipídicos foi induzida por SFB em células nãoconfluentes foi bloqueada por inibidores de ERK1/2 e p38. A estimulação de IEC-6 confluente com IL-1b e PAF e PMA foi incapaz de induzir a biogênese de CLs. Enquanto a adição de AA induziu a formação de CLs de maneira dose-dependente, mas independente de seu metabolismo a PGE2, e focos de proliferação nas células confluentes. A formação de corpúsculos lipídicos induzida por AA depende da sinalização por p38, PKC e PI3K, mas não de ERK 1 e 2 ou JNK. A biogênese de corpúsculos lipídicos em células epiteliais facilitou a mobilização de AA após ativação sem alterar a expressão de Fosfolipase A2 citosólica-a (cPLA2-a). Nossos resultados sugerem uma forte relação entre a biogênese de corpúsculos lipídicos e proliferação celular, e que essas organelas são induzidas de formaestímulo-específica em células epiteliais facilitando a mobilização de AA.

ASSUNTO(S)

células epiteliais bovino eicosanóides epithelial cells humano blood cells células sanguíneas dinoprostona Ácido araquidônico arachidonic acid dinoprostone biologia molecular eicosanoids

Documentos Relacionados