Estudo da interface de compÃsitos termoplÃsticos estruturais processados a partir de fibras de carbono com superfÃcies modificadas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

No processamento de compÃsitos polimÃricos de alto desempenho a fibra de carbono (FC) à um reforÃo muito utilizado por oferecer vantagens como altos valores de resistÃncia mecÃnica e de mÃdulo de elasticidade e baixa massa especÃfica, alÃm de propriedades como inÃrcia quÃmica, resistÃncia tÃrmica e condutividade elÃtrica. Entretanto sabe-se que, a FC possui baixa molhabilidade por determinadas matrizes polimÃricas dificultando a adesÃo fibra-matriz, que à fator determinante para o sucesso da aplicaÃÃo dos compÃsitos. Para minimizar essa limitaÃÃo utiliza-se tratamentos de superfÃcie nas fibras visando melhorar a adesÃo fibra-matriz e, conseqÃentemente, as propriedades finais desses materiais. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo a avaliaÃÃo do efeito do tratamento da superfÃcie da FC com Ãcidos clorÃdrico e nÃtrico e, tambÃm, com plasmas frios de argÃnio e de oxigÃnio. As fibras de carbono tratadas foram avaliadas por microscopia de forÃa atÃmica, microscopia eletrÃnica de varredura, espectroscopia fotoeletrÃnica de raios-X e ensaios de resistÃncia à traÃÃo, sendo esses Ãltimos analisados pela estatÃstica de Weibull. CompÃsitos foram preparados pelo uso das fibras tratadas e de matrizes termoplÃsticas de poli (Ãter-Ãter-cetona), poli (Ãter-imida) e poli (sulfeto de fenileno), e avaliados por ensaios de resistÃncia ao cisalhamento interlaminar (ILSS). Correlacionando-se os resultados obtidos, conclui-se que os tratamentos de superfÃcie utilizados mudaram tanto a rugosidade como a natureza quÃmica da superfÃcie das fibras. O tratamento com o Ãcido nÃtrico foi o que provocou as mais significativas mudanÃas quÃmicas na fibra de carbono e os melhores resultados nos ensaios de resistÃncia ao cisalhamento interlaminar.

ASSUNTO(S)

fibras de carbono tratamento de superfÃcies junÃÃo por adesÃo termoplÃsticos ensaios de materiais polÃmeros materiais compÃsitos propriedades mecÃnicas

Documentos Relacionados