Estudo da eco-eficiência de argamassas e concretos reciclados com resíduos de estações de tratamento de água e de construções e demolições. / Study of eco-efficiency of mortar and concrete recycled from sludge from water treatment plants and rubble from construction and demolition.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Argamassas e concretos convencionais e reciclados com agregados de entulho de concreto e lodo de estação de tratamento de água foram produzidos e os resultados dos ensaios de resistência à compressão axial e absorção de água foram comparados. Foi determinada a quantidade de alumínio presente no extrato lixiviado resultante do processo de solubilização dos concretos produzidos com a adição conjunta dos resíduos de construção e demolição civil e lodo de estação de tratamento de água. Em termos de resistência à compressão axial, a adição de até 4 % em massa de lodo substituindo o agregado miúdo natural possibilitou a obtenção de concretos com características similares as dos concretos convencionais. Embora a absorção de água dos concretos e das argamassas produzidas com a adição conjunta de lodo de estação de tratamento de água e agregados reciclados de entulho de concreto seja muito maior que a absorção de água dos concretos e argamassas convencionais, os resultados não impediram o uso, apenas o restringiu a lugares livres de umidade e da ação de intempéries. O extrato lixiviado resultante do processo de solubilização do concreto produzido com adição conjunta de lodo de estação de tratamento de água e agregado reciclado de entulho de concreto apresentou concentração de alumínio superior ao padrão de potabilidade da água definido pelo Anexo H da NBR 10.004, mas não em teor que torne perigoso o possível resíduo do produto assim reciclado.

ASSUNTO(S)

construção civil sludge from water treatment plants resíduos de construção e demolição rubble from construction and demolition construcao civil lodo concrete Água - estações de tratamento mortar

Documentos Relacionados