Estudo da capacidade de imageamento do protótipo do brazilian decimetric array (PBDA) / Study of the imaging capability of the prototype of brazilian decimetric array (PBDA)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O protótipo do Arranjo Decimétrico Brasileiro - BDA, é um arranjo unidimensional Leste-Oeste de 5 antenas de 4 m de diâmetro, com linhas de base de 18 a 216 m, operando na faixa de freqüências 1,2 - 1,7 GHz, com resolução temporal de ~105 ms e tem produzido desde o inicio das operações e de forma regular, franjas de visibilidade em seus 10 pares de correlação. Nesta dissertação foram estudadas, mediante simulações de mapas unidimensionais, as capacidades máximas em resolução espacial e resposta dinâmica do arranjo. Também foram revisados os procedimentos de calibração de amplitude e calibração de fase usados na elaboração dos mapas, e foram encontradas serias limitações de ordem teórica e operacional nestes procedimentos. Os dados processados são de observações de trânsito meridiano do Sol, Cygnus A e Taurus A, obtidos na segunda metade do ano 2007. As visibilidades das fontes mostram anomalias que poderiam ser atribuídas principalmente à pobre calibração instrumental do correlacionador digital e os mapas do Sol assim construídos não recuperam as características básicas que seriam obtidas com o arranjo operando sob ótimas condições de calibracão.

ASSUNTO(S)

arranjo decimétrico brasileiro (bda) interferometria sol calmo correlacionador 1 bit síntese de abertura decimetric brazilian array (bda) interferometry quiet sun 1 bit correlator aperture synthesis

Documentos Relacionados