Estudo da afetividade de moradores do Centro de Fortaleza-CE frente ao Plano de ReabilitaÃÃo Habitacional da Ãrea Central / A study about the affectivity of residents in Fortaleza-CE downtown facing the housing plan for rehabilitation of central area

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/08/2012

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as relaÃÃes afetivas dos moradores do Centro de Fortaleza-CE. A investigaÃÃo se pauta pela colaboraÃÃo interdisciplinar entre o diagnÃstico socioambiental do espaÃo urbano e a aplicaÃÃo dos instrumentos geradores dos Mapas Afetivos (BOMFIM, 2010), uma metodologia de apreensÃo dos afetos oriunda da Psicologia Ambiental e Psicologia Social. O diagnÃstico socioambiental do centro histÃrico foi elaborado adotando-se, como parÃmetro, os elementos sistema viÃrio e o uso e ocupaÃÃo do solo, constantes na Lei n 7987, de 23 de dezembro de 1996 (Lei de Uso e OcupaÃÃo do Solo). Referenciados na situaÃÃo sociourbana do uso habitacional, nossa anÃlise identificou 04 (quatro) regiÃes com caracterÃsticas socioambientais relativamente distintas entre si. A amostra foi composta por 100 sujeitos de ambos os sexos (residentes do Centro HistÃrico) escolhidos por conveniÃncia. Aplicamos os instrumentos geradores dos Mapas Afetivos e complementamos a pesquisa com um questionÃrio contendo 15 questÃes fechadas sobre as condiÃÃes de habitabilidade do Centro. A metodologia do instrumento gerador dos Mapas Afetivos possibilitou-nos apreender os sentimentos e emoÃÃes dos sujeitos a partir das seguintes imagens afetivas: Pertencimento, Contraste, DestruiÃÃo, Agradabilidade, AtraÃÃo e InseguranÃa. Na anÃlise complementar dos Mapas Afetivos, os dados estatÃsticos trabalhados pela anÃlise de variÃncia ANOVA, levou em consideraÃÃo cada imagem e os setores jà comentados. Os resultados indicaram diferenÃas significativas entre os nÃveis de Agradabilidade, Pertencimento, DestruiÃÃo e AtraÃÃo em relaÃÃo aos setores previamente diagnosticados. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram-se relevantes para a compreensÃo dos afetos e significados estabelecidos pelo sujeito em sua relaÃÃo com o bairro. Tais dados, se associados ao processo de participaÃÃo popular proposto pelos planos, podem constituir importantes achados para a projeÃÃo de diretrizes urbanas e sociais mais condizentes com os aspectos vividos pelo pÃblico-alvo dos planos.

ASSUNTO(S)

psicologia social cidades e vilas - centro(fortaleza,ce) - aspectos psicolÃgicos edifÃcios histÃricos - centro(fortaleza,ce) - conservaÃÃo e restauraÃÃo psicologia ambiental - centro(fortaleza,ce) abordagem interdisciplinar do conhecimento solo urbano - uso - centro(fortaleza,ce)

Documentos Relacionados