Estudo comparativo entre os sistemas de produÃÃo integrada e convencional para cajueiro-anÃo precoce. / Comparative study between systems of production integrated and conventional for precocious cashew ( Anacardium occidentale L )

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O cajueiro (Anacardium occidentale L.) à uma planta de grande importÃncia econÃmica para o Nordeste brasileiro, pela diversidade de produtos proporcionados pelo fruto e pedÃnculo e pela quantidade de empregos gerados. Apesar disso, inexiste uma padronizaÃÃo nos sistemas de produÃÃo empregados, com reflexos negativos na produÃÃo e qualidade da matÃria-prima destinada ao consumo e à indÃstria. A conversÃo dos sistemas de produÃÃo vigentes para o sistema de produÃÃo integrada poderà contribuir para atenuar este quadro. O objetivo deste trabalho foi comparar os sistemas de produÃÃo integrada e convencional para cajueiro-anÃo precoce, quanto à produÃÃo de castanha e à produÃÃo e qualidade do caju-de-mesa (caju para consumo in natura). O experimento foi instalado em um pomar comercial, localizado no municÃpio de Beberibe (CE), em duas Ãreas contÃguas, de aproximadamente 0,5 ha cada, distanciadas entre si de 35 m, onde foram desenvolvidos os sistemas de ProduÃÃo Integrada (PI) e Convencional (PC), respectivamente. No sistema PI foram aplicadas as prÃticas recomendadas nas Normas TÃcnicas de ProduÃÃo Integrada de Caju. No PC foram aplicadas as prÃticas comumente utilizadas pelo produtor. Para as caracterÃsticas produtivas foram analisadas as seguintes variÃveis para castanha: produÃÃo (kg/planta), nÃmero/planta e peso mÃdio (g). Para caju-de-mesa foram avaliados: produÃÃo (kg/planta), nÃmero/planta e o peso mÃdio (g). Para as caracterÃsticas qualitativas foram analisadas: cor da pelÃcula, firmeza de polpa, sÃlidos solÃveis totais (SST), acidez total titulÃvel (ATT), teor de vitamina C e pH. Nas avaliaÃÃes das caracterÃsticas produtivas foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos e 12 repetiÃÃes, onde cada planta constituiu-se numa unidade experimental. Para as anÃlises das caracterÃsticas de qualidade foi empregado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com dois tratamentos e cinco repetiÃÃes, constituÃdas de seis cajus cada. As mÃdias obtidas foram comparadas pelo teste t (P≤0,050). Observou-se diferenÃa significativa nas variÃveis produÃÃo e nÃmero de castanhas comerciais e nÃmero total de castanhas, com a mÃdia do primeiro sistema superior a do segundo. Para as variÃveis ATT e teor de vitamina C verificou-se que as mÃdias obtidas no sistema PI foram significativamente superiores Ãs do PC. Para a variÃvel pH, observou-se diferenÃa significativa entre as mÃdias obtidas nos sistemas, sendo o valor obtido no PC superior ao do PI. A qualidade pÃs-colheita de pedÃnculos, a produÃÃo e o nÃmero de castanhas foram influenciados pelos sistemas de produÃÃo.

ASSUNTO(S)

qualidade pÃs-colheita. post-harvest quality integrated production of fruit manejo e tratos culturais produÃÃo integrada de frutas anacardium occidentale l. anacardium occidentale l.

Documentos Relacionados