Estudo comparativo da atividade e características dos relâmpagos nas regiões de Rôndonia e sudeste, no período de outubro de 1999 a março de 2000. / A comparative study of the lightning activity and characteristics in Rondônia and southeastern Brazil during the october 1999 - march 2000 period.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

200205

RESUMO

Neste estudo foram analisadas a atividade e as características dos relâmpagos nas regiões de Rondônia e sudeste do Brasil no período de outubro/1999 a março/2000. Os dados de relâmpagos nuvem-solo em Rondônia foram obtidos pelo sistema ‘Brazil Lightning Detection Network (BLDN), que registrou durante o período um total de 1.753.240 relâmpagos. Na região sudeste, os dados de relâmpagos nuvemsolo foram obtidos pelo Sistema de Localização de Tempestade (SLT), que registrou 1.026.941 relâmpagos nuvem-solo. Em ambas as regiões foi considerada uma área de 10 x 10 graus, correspondente à área de maior eficiência de detecção dos sistemas. Os dados do total de relâmpagos foram obtidos pelo sensor Lightning Imaging Sensor (LIS) da NASA, a bordo do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM). As características estudadas dos relâmpagos nuvem-solo foram a ocorrência, a densidade, a polaridade, a multiplicidade, a intensidade de corrente, e as distribuições mensal e diária. Para os relâmpagos intra-nuvem foram estudadas a ocorrência e a distribuição mensal. Também foram estudadas as condições meteorológicas que influenciam a atividade de relâmpagos nas regiões de estudo. Dentre os resultados obtidos, verificouse que o percentual de relâmpagos positivos bem como a multiplicidade dos relâmpagos negativos foram maior na região sudeste; a intensidade de corrente dos relâmpagos nuvem-solo negativos e positivos foi aproximadamente a mesma nas duas regiões. Na região de Rondônia, os meses que apresentaram maior atividade de relâmpagos nuvemsolo, coincidem com os meses em que o centro da Alta da Bolívia (AB) estava mais próximo do centro da região estudada. Na região sudeste, os meses com maior penetração de sistemas frontais (SF) apresentaram uma maior atividade de relâmpagos nuvem-solo. A interação entre os sistemas frontais e a convecção tropical, que ocorre na região norte, aumenta a atividade de relâmpagos na região de Rondônia, principalmente no período em que há uma maior concentração de poluentes. Esta interação forma uma faixa de nebulosidade, que persistindo por um período de quatro dias é denominada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A presença da ZCAS sobre a região sudeste não provoca um aumento da atividade de relâmpagos na região. As nuvens convectivas que ocorrem nas regiões de Rondônia e sudeste possuem fortes características de nuvens convectivas continentais, com a presença de grande quantidade de relâmpagos. A atividade de relâmpagos intra-nuvem na região sudeste foi levemente maior do que na região de Rondônia. Diferentemente da região sudeste, a atividade de relâmpagos intra-nuvem na região de Rondônia parece estar relacionada à atividade de relâmpagos nuvem-solo positivos.

ASSUNTO(S)

tempestades eletricidade atmosférica relâmpagos intra - nuvem descargas elétricas climatologia satélite trmm nuvens cumulonimbus. key words: thunderstorms atmospheric electricity cloud to ground discharges intracloud discharges electric discharges climatology trmm satellite cumulonimbus clouds

Documentos Relacionados