"Estudo colorimétrico da translucidez de materiais restauradores odontológicos" / Colorimetric Study of the translucency of restorative odontologic materials.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Quando um dente anterior é restaurado toda uma técnica de proteção ao tecido remanescente e a recuperação funcional do elemento dental podem ser comprometidas se a escolha da cor do material restaurador empregado não for adequada. A familiaridade com as teorias da cor e da interação da luz com a matéria pode ajudar na tarefa de escolha da tonalidade do material restaurador. O desafio na busca de um material restaurador ideal na sua função estética sempre foi obter a translucidez própria do esmalte dental. Contudo, essa translucidez faz com que o material restaurador sofra influência da cor de fundo, que pode ser da cor do material de proteção, ou mais normalmente da cor da dentina. No que tange as atividades de restauração estética odontológico, através deste trabalho foi possível concluir que: 1) A colorimetria pode ser um importante meio na seleção e na comunicação de tonalidades de materiais restauradores; 2) Os resultados obtidos confirmam que a cor de fundo exerce grande influência sobre a cor do resultado final da restauração; e 3) Os guias de tonalidade devem ser reformulados de tal forma que levem em consideração a espessura do material restaurador e a cor de fundo.

ASSUNTO(S)

materiais restauradores odontológicos opacity translucidez colorimetry dental materials odontologic restorative materials shade guide translucency restauração com material estético guia de tonalidade colorimetria opacidade restoration with esthetic materials materiais dentários

Documentos Relacionados