Estudo clínico-epidemiológico, em especial das alterações telerradiográficas do tórax de portadores de paracoccidioidomicose acompanhados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais de 1976 até 2005.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Foram estudados 44 pacientes com paracoccidioidomicose (PCM) em seus aspectos clínico-radiológicos pulmonares. Resultaram da seleção inicial de 61 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais dos quais foram excluídos 17 pacientes com história atual ou pregressa de tuberculose, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ou pneumoconioses. Os 44 pacientes foram analisados quanto à presença ou ausência de alterações à telerradiografia do tórax, respectivamente em grupos de 23 e 21 indivíduos. Predominaram os pacientes do sexo masculino, adultos jovens, feodérmicos, tabagistas e trabalhadores do meio rural. As manifestações respiratórias mais frequentes foram a tosse produtiva e a dispnéia. A comparação dos sinais e sintomas de cada grupo por meio do teste qui-quadrado não apresentou diferenças significativas entre os mesmos, indicando dissociação clínico-radiológica. As alterações radiológicas predominantes foram os infiltrados intersticiais nodulares, bilaterais e difusos. Os achados radiológicos observados foram comparados aos dados existentes na literatura, o que resultou na sugestão de simplificação da classificação das alterações radiológicas na PCM.

ASSUNTO(S)

paracoccidioidomicose teses. diagnóstico por imagem/tendência decs. paracoccidioidomicose/radiografia decs. micoses decs. radiografia torácica/classificação decs. estudos retrospectivos decs. sintomas decs. medicina tropical teses. sinais decs. paracoccidioidomicose/epidemiologia decs.

Documentos Relacionados