Estudo citogenético de quatro espécies de Triatominae (Hemiptera:Reduviidade) / Cytogenetic study in four species of Triatominae (Heteroptera-Reduviidade)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/09/2010

RESUMO

A subfamília Triatominae possui descritas 141 espécies de triatomíneos (Juberg et al., 2009; Schofield &Galvão, 2009), sendo todas capazes de transmitirem o parasito Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. Embora nem todas as espécies apresentem importância epidemiológica como transmissores desse patógeno, muitas são consideradas vetores secundários ou ocasionais, como acontece com Triatoma vitticeps, Panstrongylus lutzi, Rhodnius pictipes e Rhodnius neglectus. Em geral, os Heteropteros são caracterizados citogeneticamente por possuírem cromossomos holocêntricos onde o centrômero não possui diferenciação morfológica, e encontra-se distribuído ao longo do cromossomo. Como verificado no presente trabalho, R. pictipes apresentou número diplóide de 22 cromossomos, com 20 autossomos e dois sexuais denominados de XY, que manteve o padrão típico da tribo Rhodninii. Em T. vitticeps os resultados encontrados corroboram com aqueles da literatura, onde essa espécie apresentou número diplóide de 24 cromossomos e o sistema sexual observado foi X1X2X3Y. O mesmo resultado foi encontrado em P. lutzi, a única espécie onde o sistema de cromossomos sexuais diferiu daqueles encontrados habitualmente neste gênero (X1X2Y). Os resultados encontrados nesse trabalho obtidos por bandeametno C, corroboram com a hipótese de que na Ordem Heteroptera os cormossomos apresentam pequenas quantidades de heterocromatina, e essas bandas são encontradas preferencialmente nas extremidades desses cromossomos. A partir deste estudo pode-se inferir que o maior nível de variação das características meióticas ocorreu em Triatoma, seguido de Panstrongylus, e a menor variação ocorreu em Rhodnius, que é um gênero bastante homogêneo em termos morfológicos e de comportamento meiótico. Estes resultados podem corroborar com a teoria de que Panstrongylus e Triatoma pertencentes a tribo Triatomiini, são gêneros mais próximos, e, por outro lado, divergentes de Rhodnius, tribo Rhodniini, de acordo com estudos realizados nos âmbitos molecular, enzimáticos, morfológicos e taxonômicos, assim como estudos ecológicos dentro da subfamília Triatominae.

ASSUNTO(S)

citologia e biologia celular citogenética heteroptera triatoma vitticeps rhodnius pictipes rhodnius neglectus panstrongylus lutzi cytogenetics heteroptera triatoma vitticeps rhodnius pictipes rhodnius neglectus panstrongylus lutzi

Documentos Relacionados