Estrutura tecnológica, reprodução econômica e trajetórias de crescimento: uma contribuição dos modelos lineares de produção à análise dos estrangulamentos setoriais.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/11/2010

RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo ressaltar algumas características do crescimento da economia brasileira. Para tanto, apresenta uma discussão sobre os estrangulamentos setorias através das desproporções presentes na sua estrutura produtiva. Trata-se de um esforço para localizar estrangulamentos da produção durante o processo de crescimento de 1995 a 2007. O modelo teórico de sustentação insere-se na análise da reprodução econômica, fazendo uso de modelos lineares de produção, seguindo a tradição Leontief-Sraffa-Von Neumann. Sob a luz do modelo proposto procura-se recuperar o conceito de reprodução econômica, e através das complementaridades da produção inter-industrial, usá-lo como entendimento dos problemas estruturais do crescimento econômico brasileiro durante o período analisado.

ASSUNTO(S)

crescimento econômico produção insumo produto indústria produção conomia industrial economia do trabalho modelo de leontief-sraffa-von neumann strutura tecnológica input-output matrix economic reproduction model leontief-sraffa-von neumann technological structure economia geral

Documentos Relacionados