Estructura y funcionamiento de la asignatura portugués en los cursos de derecho de instituciones privadas de Maceió/AL. / Estrutura e funcionamento da disciplina português nos cursos de direito de instituições privadas de Maceió/AL .

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta pesquisa trata da estrutura e funcionamento da disciplina Português nos cursos de Direito de instituições privadas de Maceió. Como o domínio da língua oficial é o instrumento básico para o bom desempenho profissional dos operadores do direito, o objetivo deste trabalho está pautado na análise da disciplina Português no curso de Direito, com destaque para a formação do professor que nela atua. Nesta perspectiva, foram estudados também alguns aspectos curriculares, os conteúdos, os enfoques metodológicos, os recursos materiais e didáticos. Para a realização da pesquisa, optamos por uma metodologia qualitativa, do tipo etnográfico, em que foram utilizados alguns instrumentos, tais como questionários escritos, entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e webgráfica, registros e notas de campo. A fundamentação teórica baseou-se em três eixos. O primeiro versa sobre estudos relativos à legislação vigente sobre as diretrizes curriculares de cursos superiores (Direito e Letras), e os dispositivos legais que tratam da formação de professores. O segundo eixo é concernente ao estudo e ensino da Língua Portuguesa na educação formal, dando-se ênfase ao papel da argumentação na formação dos operadores do direito. O terceiro eixo aborda a questão da formação dos professores nos seus aspectos pedagógicos, nos saberes específicos e a dinâmica de sua formação inicial e continuada. A análise dos dados permitiu concluir que, em relação à formação dos docentes, a disciplina está bem amparada; no entanto, em termos pedagógicos, alguns professores ainda se utilizam de métodos e técnicas de ensino pouco inovadores. O conteúdo programático se harmoniza, no que cabe à disciplina, com as habilidades e competências mínimas à formação do graduando em Direito apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso. A pequena carga horária e a falta de integração com os demais componentes curriculares, entretanto, demonstram ser empecilho para a eficiência da disciplina.

ASSUNTO(S)

português jurídico prática pedagógica formação de professores práctica pedagógica educacao formación de profesores portugués jurídico

Documentos Relacionados