Feeding strategy and stocking density for discus fish (Symphysodon aequifasciata) / Estratégia alimentar e densidade de estocagem para acarádisco (Symphysodon aequifasciata)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Foram elaborados dois experimentos para obter dados zootécnicos que auxiliem a produção comercial do acará-disco (Symphysodon aequifasciata), com os seguintes objetivos: a) verificar a eficácia da adição de coração de boi como estimulador de consumo, sobre as variáveis de desempenho, sobrevivência, consumo, qualidade de água e desempenho econômico; b) avaliar o efeito da densidade de estocagem sobre o desempenho do acará-disco e obter informações econômicas para determinar qual a melhor densidade para cultivo desta espécie em aquários. No primeiro experimento foram utilizados 12 aquários, com 20 peixes, totalizando 240 acará-disco, divididos em quatro tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: T1- 100% ração (42%PB); T2- 75% ração e 25% coração de boi; T3- 50% ração e 50% coração de boi e T4- 25% ração e 75% coração de boi. As dietas foram fornecidas aos peixes até a saciedade, duas vezes por dia, nos horários de 8:00h e 17:00h. Os tratamentos com 50% e 75% de coração de boi proporcionaram crescimento e ganho de peso significativamente superior, entretanto a dieta com 50% de coração de boi foi mais econômica, sendo considerada a melhor. O segundo experimento recebeu a dieta com 25% ração e 75% coração de boi. As dietas foram fornecidas aos peixes até a saciedade, duas vezes por dia, nos horários de 8:00h e 17:00h. Foram testadas densidades de 8, 12, 16 e 20 peixes/aquário. Os resultados foram submetidos a análises de regressão e a densidade calculada que proporcionaria maior desempenho seria de 17,5 peixes/aquário.

ASSUNTO(S)

coração de boi, custo de produção, dieta úmida, estimulador de consumo, nutrição, peixes ornamentais beef heart, feed enhancer, nutrition, ornamental fish, production costs, wet diet producao animal

Documentos Relacionados