EstratÃgia Ativa no Mercado AcionÃrio Brasileiro: otimizaÃÃo ou aposta na winners? / Strategy Active in the Brazilian stock market: investment in optimization or winners?

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/09/2010

RESUMO

Este artigo analisa grÃfica e quantitativamente a performance, mensurada sob vÃrias mÃtricas de risco-retorno, de estratÃgias ativas disponÃveis para um investidor brasileiro que opte por compor carteiras dinÃmicas de aÃÃes transacionadas na Bolsa de Valores de SÃo Paulo. As estratÃgias adotadas se baseiam: (i) em âapostarâ em aÃÃes que se mostraram vencedoras em Sharpe e Treynor no ano anterior, compondo carteiras equal-weighted ou (ii) em definir os pesos a partir da otimizaÃÃo destas duas mÃtricas de performance, as mais usuais no mercado financeiro. Em suma, em perÃodos de boom econÃmico-financeiro, ou seja, atà 2007 e durante 2009, ao lidar com o trade-off entre o uso de tÃcnicas mais sofisticadas de composiÃÃo de carteira, o investidor brasileiro teria obtido um retorno nominal acumulado bastante superior quando do uso da otimizaÃÃo do Ãndice de Sharpe â acima de 4000% entre julho de 1995 e dezembro de 2007, por exemplo â, vis-Ã-visas demais estratÃgias e mesmo quando comparado aos maiores fundos de investimento em aÃÃes ou ainda aos benchmarks de mercado e setoriais, ao quais nÃo ultrapassaram 2500%. Em termos de performance risco-retorno, as estratÃgias de aposta nas vencedoras em Sharpe ou Treynor se mostram as mais adequadas. Em perÃodos de crise financeira, analisando sob todas as mÃtricas de ganho ou performance, o investidor deveria ter optado por uma postura passiva.

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas mercado acionÃrio brasileiro Ãndices de sharpe e de treynor alocaÃÃo de ativos financeiros estratÃgia ativa otimizaÃÃo de performance brazilian stock market sharpe and treynor indices financial asset allocation active strategy performance optimization mercado brasileiro otimizaÃÃo estrtÃgia ativa

Documentos Relacionados