Estamos ai : um estudo sobre as influencias do Jazz na Bossa-nova / Estamos ai : a stufy of Jazz influence in Bossa-nova music

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Composta de parte da produção musical de setores da classe média carioca da década de 1950, a Bossa Nova surgiu num momento de profundas transformações nas estruturas sociais do país. Associada à ascensão das camadas médias urbanas, à transformações técnicas na indústria fonográfica, dentre outros processos, aquela música foi foco de intensa discussão nos meios de comunicação e posteriormente no meio acadêmico. O principal debate tratou da autenticidade daquela música, orientado por noções como de identidade, nação, libertação e identidade nacional construídas anteriormente na história do Brasil, chamadas de nacional-popular. Ocorreu que enquanto setores mais conservadores afirmavam que ela tomava emprestado procedimentos do Jazz, advindos do intenso influxo da cultura norte-americana, outros defendiam que ela se apresentava como uma alternativa moderna e brasileira à pr.ogramação predominantemente estrangeira das rádios. Enfocando esse debate da influência do Jazz, foram realizadas resenhas de cinco autores que escreveram nos primeiros anos do fenômeno bossanovista - Brasil Rocha Brito, Júlio Medaglia, Ramalho Neto, Aloysio de Oliveira e José Ramos Tinhorão. A partir do confronto entre a análise musical e auditiva dos aspectos da melodia, harmonia, ritmo, forma, instrumentação e arranjo de nove canções bossanovistas e o trabalho desses autores, procura-se demonstrar que a noção de influências do Jazz constituiu um construção simbólica, orientada por aquela ideologia nacional-popular. Além disso, ao detectar uma diversidade nas prática e procedimentos empregados no interior do repertório analisado, também se questiona a unidade da produção musical bossanovista

ASSUNTO(S)

jazz bossa-nova popular music musica popular jazz bossa-nova

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