Estado dos mecanismos de fotoabsorçao do 238U na região das ressonâncias nucleônicas / State of the mechanisms of the photoabsorption of 238U in the region nucleonic resonances.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/11/1993

RESUMO

Medimos a seção de choque de fotofissão do 238U entre 200 e 1200 MeV, utilizando um feixe de fótons monocromáticos formados a partir da radiação de Bremsstrahlung dos elétrons armazenados no síncrotron Adone, em Frascati (Itália). Verificamos que para este núcleo, nesta faixa de energias, as seções de choque de fotofissâo e de fotoabsorção podem ser consideradas iguais, dentro dos erros experimentais. Comparando a seção de choque de fotoabsorção do urânio com a de outros núcleos, medidas também por nós em Frascati, verificamos que não há indícios do efeito de sombreamento até 1200 MeV. Por outro lado, comparando os nossos resultados com a seção de choque de fotoabsorção do próton na mesma faixa de energia, concluímos que as ressonâncias nucleônicas a energias superiores à da delta, notadamente as ressonâncias D13 e F15, são fortemente amortecidas nos núcleos complexos. Introduzimos um modelo fenomenológico a fim de descrever os nossos dados experimentais, obtendo resultados muito satisfatórios.

ASSUNTO(S)

fissão fission fotoabsorção nucleonics resonances photoabsorption propagação ressonâncias nucleônicas seeding shading sombreamento

Documentos Relacionados