Estabilidade do equilÃbrio de um satÃlite em uma Ãrbita circular sujeito à aÃÃo dos torques gravitacional e aerodinÃmico.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O presente trabalho visa pesquisar a existÃncia da estabilidade nos pontos de equilÃbrio dos satÃlites de baixa altitude, sujeitos à aÃÃo dos torques gravitacional e aerodinÃmico. O satÃlite em estudo encontra-se em uma Ãrbita circular, sujeito à forÃa de arrasto aplicada em seu centro de pressÃo e no sentido oposto a sua velocidade. Os pontos de equilÃbrio estÃveis sÃo obtidos atravÃs do estudo da equaÃÃo do equilÃbrio e da equaÃÃo caracterÃstica do sistema, utilizando-se o critÃrio de Routh Hurwitz. A utilizaÃÃo dos parÃmetros x e y, que relacionam os momentos principais de inÃrcia do satÃlite, permitem a apresentaÃÃo das regiÃes de estabilidade no plano x e y, ou seja, cada um dos pontos que formam essas regiÃes representa uma distribuiÃÃo de massa de um satÃlite em equilÃbrio estÃvel. O estudo foi dividido em trÃs casos, buscando demonstrar a influÃncia sobre a estabilidade devido a variaÃÃo do posicionamento do centro de pressÃo: o ponto em que a resultante do arrasto à aplicada. Para isto, foi utilizada a abordagem numÃrica, o que tornou possÃvel a apresentaÃÃo dos resultados.

ASSUNTO(S)

estabilidade aerodinÃmica Ãrbitas circulares baixa altitude campos gravitacionais controle de atitude de satÃlites estabilidade de atitude

Documentos Relacionados