Estabilidade de produÃÃo e da capacidade de combinaÃÃo em hÃbridos de milho / Yield and combining ability stabilities in maize hybrids.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho foi conduzido com os objetivos de estudar a adaptabilidade e a estabilidade de hÃbridos simples e duplos de milho, estimar os efeitos da capacidade geral e especÃfica de combinaÃÃo, e avaliar a estabilidade das estimativas desses parÃmetros. Foram avaliados 55 tratamentos, sendo dez hÃbridos simples comerciais (DKB 199, 30F90, A2555, DKB 333B, DOW 657, AG 8060, 30F87, DOW 8420, 30K75, AG 7000) utilizados como parentais e 45 hÃbridos duplos resultantes de um dialelo completo. As sementes dos hÃbridos duplos foram obtidas na Ãrea experimental do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA). Os experimentos foram conduzidos em 15 ambientes, no ano agrÃcola de 2005/06, em propriedades de agricultores e estaÃÃes experimentais. Os tratos culturais foram os normalmente utilizados pelos agricultores para a cultura do milho. Os tratamentos foram avaliados utilizando-se o delineamento de blocos casualizados. O carÃter avaliado foi a produtividade de espigas despalhadas (kg/ha), corrigida para 13% de umidade. Para o estudo da adaptabilidade e da estabilidade dos hÃbridos, adotou-se a estatÃstica nÃo-paramÃtrica. Obteve-se a contribuiÃÃo de cada hÃbrido para a interaÃÃo genÃtipos x ambientes e o desvio em relaÃÃo ao desempenho mÃximo em cada ambiente. Procedeu-se à anÃlise dialÃlica conjunta envolvendo todos os ambientes e realizou-se o estudo da estabilidade dos efeitos da capacidade geral e especÃfica de combinaÃÃo. Adotando-se a estatÃstica nÃo-paramÃtrica obteve-se tambÃm a contribuiÃÃo de cada efeito para a interaÃÃo genÃtipos x ambientes. Os hÃbridos duplos foram, em mÃdia, mais estÃveis, contudo, identificaram-se hÃbridos simples tÃo estÃveis quanto os duplos, como, por exemplo, o AG 8060. Os efeitos nÃo aditivos foram mais importantes que os efeitos aditivos para a variaÃÃo dos hÃbridos. Os genitores com as maiores estimativas do efeito da CGC foram AG 8060 e 30F90. O genitor AG 8060 associa alta estimativa do efeito da CGC à estabilidade desse parÃmetro.

ASSUNTO(S)

zea mays l. diallel melhoramento vegetal nonparametric statistic interaÃÃo genÃtipos x ambientes estatÃstica nÃo-paramÃtrica zea mays l. genotype by environment interaction dialelo

Documentos Relacionados