Estabelecimento de plantas ornamentais tropicais micropropagadas: estudo da viabilidade de aplicaÃÃo de fungos micorrÃzicos arbusculares (FMA) e/ou rizobactÃrias promotoras de crescimento de plantas (RPCP)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A aplicaÃÃo de microrganismos benÃficos na micropropagaÃÃo à uma tÃcnica viÃvel e de grande benefÃcio para o desenvolvimento das plantas durante o perÃodo de aclimatizaÃÃo. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de fungos micorrÃzicos arbusculares (FMA) e rizobactÃrias promotoras de crescimento de plantas (RPCP) na aclimatizaÃÃo de duas espÃcies ornamentais tropicais micropropagadas. Na aclimatizaÃÃo de Zingiber spectabile Griff. foram utilizados dois tratamentos de inoculaÃÃo com FMA (Glomus etunicatum e Gigaspora margarita) e RPCP (Bacillus thuringiensis [HPF14] e B. pumilus [HPS6]) isolados e/ou combinados (em dupla inoculaÃÃo). Para aclimatizaÃÃo de Tapeinochilos ananassae (Hassk.) K. Shum. trÃs isolados de FMA (Glomus etunicatum, Acaulospora longula e Gigaspora albida) foram aplicados. ApÃs 90 dias foi observado para Z. spectabile ganho de biomassa seca e colonizaÃÃo micorrÃzica em alguns tratamentos co-inoculados e prejuÃzo significativo ao desenvolvimento vegetal nas plantas inoculadas com B. thuringiensis. Em T. ananassae, plantas inoculadas com G. etunicatum apresentaram diferenÃas significativamente (P<0,05) superiores para todas as variÃveis avaliadas, alcanÃando valores de incremento para biomassa e Ãrea foliar superiores a 100 %. Conclui-se que o uso combinado e/ou isolado de FMA e RPCP selecionados pode favorecer o desenvolvimento de Z. spectabile e que embora a associaÃÃo FMA nÃo seja especÃfica, a presenÃa de G. etunicatum e A. longula maximizaram o desenvolvimento vegetal do T. ananassae durante a fase de aclimatizaÃÃo.

ASSUNTO(S)

plantas- aclimatizaÃÃo micologia glomeromycota growth promoting bacillus bacillus microrganismos benÃficos acclimatization tropical flowers glomeromycota

Documentos Relacionados