Espermatozóides de Evania appendigaster (Linnaeus, 1758) com considerações filogenéticas para Evaniidae (Hymenoptera) / Sperm of Evania appendigaster (Linnaeus, 1758), with phylogenetic considerations for Evaniidae (Hymenoptera)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A filogenia de Hymenoptera ainda permanece incipiente, havendo muitas dúvidas sobre as relações de diversas famílias dentro da ordem, sendo que o registro de novos caracteres pode auxiliar a elucidar algumas dessas relações. Atualmente, o conhecimento da ultra-estrutura dos espermatozóides tem contribuído para o estudo filogenético de diversos grupos de animais, incluindo os insetos. Este estudo caracterizou os espermatozóides de Evania appendigaster (Hymenoptera: Evaniidae). Nesta espécie, os espermatozóides estão organizados em feixes (espermatodesmata) nas vesículas seminais, sendo o primeiro registro deste arranjo em Hymenoptera não pertencente a "Symphyta" ou Aculeata. Os espermatozóides de E. appendigaster são delgados e têm comprimento aproximado de 100 μm, dos quais 35 μm corresponde ao núcleo. Eles são caracterizados ultra-estruturalmente por apresentarem: (1) acrossomo, formado pela vesícula acrossomal e o perforatorium inserido em uma cavidade do ápice do núcleo; (2) núcleo com formato bacilar e cromatina compactada; (3) adjunto do centríolo assimétrico; (4) dois derivados mitocondriais assimétricos; (5) corpos acessórios entre o axonema e os derivados mitocondriais; (6) axonema com padrão de 9 + 9 + 2 microtúbulos; (7) extremidade posterior do axonema com microtúbulos acessórios terminando por último, antecedidos pelo desaparecimento dos centrais e duplas periférica, respectivamente. A retenção do estado agregado dos espermatozóides de Evaniidae, uma família de "Parasitica", reforça a hipótese de que Apocrita ("Parasítica" + Aculeata) possui um ancestral comum a "Symphyta" e a perda desse estado agregado seja mais recente. A semelhança entre a ultra-estrutura dos espermatozóides de E. appendigaster e membros de Aculeata, sugere que no futuro, estudos cladísticos possam demonstrar essa proximidade entre Evaniidae e Aculeata.

ASSUNTO(S)

espermatodesmata grupo irmão parasítica aculeata morfologia dos grupos recentes spermatodesmata brother group parasítica aculeata

Documentos Relacionados