Esperança Equilibrista - Resistência feminina à ditadura militar no Brasil (1964-1985). / Women participate on the resitance against dicatorship in Brazil (1964-1985)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho pretende resgatar parte de um período da história do Brasil, a ditadura militar (1964-1985), sob a ótica dos oprimidos, em particular as múltiplas e criativas formas de participação feminina na resistência ao regime militar, tornando visível, com entrevistas e pesquisa bibliográfica, sua trajetória e sua contribuição à conquista da democracia. Busca construir uma outra versão desse período de nossa história, reconstituindo a trajetória coletiva e individual de um grupo de mulheres, em permanente interação com essas duas instâncias. Dessa forma, dando voz a essas mulheres, pretende contribuir para o resgate de seu desempenho como sujeito e agente desse momento da história social brasileira. Para esse fim, foram coletados relatos tematizados de vida de 12 mulheres, que falaram sobre sua participação no apoio, na estrutura dos partidos, durante a clandestinidade e exílio, na luta armada e na solidão do cárcere e da tortura.

ASSUNTO(S)

exilio mulheres tortura ditadura - brasil military dictatorship imprisonment resistência feminina clandestinidade brasil - política e governo - 1964-1985 exil women participated on the resistance underground period resistência ao governo ciencias sociais aplicadas

Documentos Relacionados