Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) / School of Artificers Apprentices of Minas Gerais, the first school configuration of CEFET-MG, through the voices of its pioner students (1910-1942)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta investigação de caráter sócio-histórico tem como objetivo geral construir, analisar e inserir fontes de conhecimentos orais, visuais e escritas no campo da História da Educação, por meio das memórias dos alunos pioneiros da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910- 1942), primeira configuração escolar do atual Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET-MG. Os objetivos específicos deste estudo são os seguintes: o primeiro deles é apreender a formação que os alunos pioneiros receberam na Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, para sua posterior trajetória profissional. O segundo é apreender à articulação entre a escola e a cidade, ou seja, o lugar da escola no espaço da cidade e a descoberta da cidade no itinerário da escola. O terceiro é apreender como a escola construiu uma cultura que lhe é própria, ao se constituir historicamente. Assim, privilegiamos a cultura escolar como categoria de análise, a partir de seus elementos fundamentais: os tempos, espaços e materialidades escolares; os conhecimentos escolares e os métodos de ensino e disciplinamento, os sujeitos escolares, suas sensibilidades e valores. Portanto, a abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento deste estudo, de caráter qualitativo, é a História Oral, metodologia de pesquisa que privilegia os testemunhos não escritos, as fontes não hegemônicas e, ao mesmo tempo, dialoga com uma multiplicidade de fontes escritas, visuais e inclusive as oficiais. Portanto, este exercício de reflexão e construção de uma das possíveis versões da história da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, sobretudo por meio das vozes dos seus alunos pioneiros, procura ser um espaço privilegiado de fontes e registros de um saber, proveniente de experiências vividas e ressignificadas por sujeitos sociais das classes populares.

ASSUNTO(S)

brazil brasil - historia - republica velha oral history cultura escolar school of artificers apprentices of minas gerais historia oral professional education schoolar culture ensino profissional

Documentos Relacionados