Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/12/2010

RESUMO

O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola Complementar de Caxias, posteriormente denominada Escola Normal Duque de Caxias. O estudo assentou-se na possibilidade de produzir um olhar sobre a instituição, através do inventário das práticas produzidas e produtoras dos sujeitos que vivenciaram a mesma e contribuíram para a construção das culturas escolares. Os sujeitos envolvidos no processo escolar são historicamente (re)lembrados, visto que eles se constituíram nas práticas e nos discursos. Como referencial teórico, recorre-se aos postulados da História Cultural e à tríade conceitual proposta por Roger Chartier, apropriação, representação e prática. A análise documental se deu pela interpretação dos documentos produzidos pela instituição, pelos relatórios da Intendência e pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O texto está organizado em três capítulos, iniciando com as considerações acerca da cidade de Caxias, abordando aspectos históricos, desde a chegada dos primeiros imigrantes até a criação e instalação da Escola em 1930, contemplando ainda a história da educação escolarizada na cidade. Na sequência, analiso os sujeitos envolvidos no processo escolar, enfatizando o papel dos diretores (as), professores (as), e alunos (as). E, por fim, focalizam-se elementos das culturas escolares, sobretudo as práticas permeadas pelos saberes e discursos implicados no processo escolar. As práticas escolares, inicialmente, denotam características dos discursos escolanovista e médico, a partir de 1939, indicam forte influência do discurso de cunho nacionalista. A expansão e afirmação da escola pública na região se deu com maior vigor a partir da crescente qualificação do processo de formação de professores, sobretudo com a instalação da Escola Complementar de Caxias como um marco significativo da profissionalização docente na cidade e na região evidenciando assim, a feminização do magistério.

ASSUNTO(S)

educacao escola complementar escola normal culturas escolares nacionalismo na educação feminização do magistério escola nova professores - formação - caxias do sul (rs) escolas públicas educação - história - caxias do sul (rs) complementary school teaching school school culture nationalism on education feminization on the teaching new school training of teachers - caxias do sul (brazil) public schools education history - caxias do sul (brazil)

Documentos Relacionados