Era das batucadas: o carnaval baiano das décadas 1930 e 1940
AUTOR(ES)
Ickes, Scott
FONTE
Afro-Ásia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013
RESUMO
Depois de 1930, os três clubes de elite do carnaval baiano sofriam economicamente e se retiravam do carnaval. As batucadas emergiram e em parte preencheram o vácuo, ritualizando a presença da cultura e sociabilidade da classe trabalhadora afro-mestiça no carnaval. Neste período, os políticos e, especialmente, jornalistas comemoravam a batucada e o samba como centrais para o carnaval, contribuindo para a consolidação das práticas musicais afro-mestiças como elementos vitais do que a Bahia significava e do que "baiano" passou a significar durante a era Vargas. Embora, após 1950, o trio elétrico e o ressurgimento dos clubes de elite tenham encerrado a "Era das Batucadas," elas desempenharam papéis importantes na reformulação da baianidade, entre 1930 e 1950, e forneceram uma ponte de identificação étnica e cultural entre os afoxés e clubes afros do século XIX e início do século XX, por um lado, e os afoxés e blocos afros do final do século XX e início do XXI.
ASSUNTO(S)
bahia carnaval batucadas samba era vargas
Documentos Relacionados
- Tradução & gênero: tradutoras brasileiras das décadas de 1930 e 1940
- Art déco e indústria: Brasil, décadas de 1930 e 1940
- Arquitetura residencial verticalizada em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940
- MANAGEMENT NO BRASIL EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: O PROJETO DO IDORT NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940
- Entre negros e miscigenados: a anemia e o traço falciforme no Brasil nas décadas de 1930 e 1940