Entreguemos a emprêsa ao povo antes que o comunista a entregue ao Estado: os discursos da fração vanguardista da classe empresarial gaúcha na revista Democracia e Emprêsa do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais do Rio Grande do Sul : (1962-1971)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/03/2012

RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo principal analisar os discursos da fração de vanguarda da classe empresarial gaúcha através das edições da revista Democracia e Emprêsa, publicadas pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais do Rio Grande do Sul (IPESUL), no período de 1962 a 1971. O IPESUL era uma das seções regionais dos Institutos de Pesquisa e Estudos Sociais (IPÊS) centrais, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os diversos IPÊS, formados por civis e militares, desencadearam uma campanha de desestabilização do governo de João Goulart a partir de 1961, e contribuíram para a sua deposição. Em 1964, muitos ipesianos ocuparam cargos de alto escalão no aparato estatal. Os discursos em questão serão analisados de forma qualitativa, e será utilizado o conceito de ideologia a partir de John B. Thompson. Analisaremos como os sentidos dos textos analisados foram utilizados entre 1962 e 1971 para estabelecer ou sustentar relações de dominação entre classes. Para cumprir este objetivo, o trabalho foi divido em três capítulos, um de contexto e dois de análise dos textos das revistas. No primeiro, abordaremos o processo de fundação do IPESUL, seus sócios-fundadores e a campanha de desestabilização do governo João Goulart no Rio Grande do Sul, bem como a atuação da entidade no pós-golpe. Além disso, trabalharemos com a revista Democracia e Emprêsa, o contexto do mercado editorial em que ela se insere, a história da revista em si e alguns apontamentos sobre a publicidade da revista e a recepção desta. No segundo analisaremos o ponto de vista da fração vanguardista da classe empresarial gaúcha através de textos sobre a idéia da modernização das empresas, a defesa da democracia, e a oposição ao comunismo. No terceiro abordaremos os problemas brasileiros identificados pela fração de classe referida e as propostas para solucioná-los.

ASSUNTO(S)

brasil - histÓria imprensa - brasil - histÓria brasil - histÓria polÍtica brasil - histÓria - revoluÇÃo de 31 de marÇo de 1964 brasil - polÍtica e governo historia

Documentos Relacionados