Entre mundos de todos nós e mundos de cada um: uma investigação sobre relações entre crenças e identidades de alunos de alemão (LE)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é investigar possíveis relações entre as crenças e as identidades de quatro alunos de LE (alemão) de uma instituição de ensino de língua alemã em Brasília - DF. Como as crenças são o modo de visão de mundo de alunos e professores (Barcelos, 2006b) e as identidades como sua relação com o mundo é construída no tempo e no espaço (Norton, 2000), as crenças e as identidades permeiam todo o processo de ensino/aprendizagem. As crenças e identidades têm também estreita relação com o contexto, sendo socialmente construídas, influenciando as ações e interações e sendo por elas influenciadas (Barcelos, 2000a, 2000b, 2006b; Dufva, 2003; Hall, 2000; Moita Lopes, 2003; Norton, 2000; Silva, 2000; Woodward, 2000). Assim, esta é uma pesquisa qualitativa (Denzin &Lincoln, 2006), caracterizada como estudo de caso (Faltis, 1997; Johnson, 1992) e pautada na abordagem contextual para a pesquisa em crenças (Barcelos, 2001). Para buscar possíveis relações entre as crenças e as identidades dos participantes, foram levantados relatos de experiências com a língua alemã, crenças sobre a língua e sobre a aprendizagem de alemão, e características das identidades por eles assumidas como alunos de alemão. Os instrumentos utilizados para a coleta desses dados foram questionários, narrativas escritas e orais, entrevistas individuais, gravações em áudio e vídeo, observação de aula com notas de campo e sessões reflexivas e de visionamento. A análise foi conduzida de forma interpretativista e contextual (Johnson, 1992; Stake, 1994; Faltis, 1997). Os resultados parecem indicar que as relações entre as crenças e as identidades dos participantes são interdependentes, ou seja, o modo como compreendem sua aprendizagem depende de como se posicionam diante dela, da mesma maneira, as posições que tomam em sua aprendizagem depende do modo como a vêem. Além disso, as relações não são facilmente isoláveis em crenças e identidades, pois outros fatores, como ações e experiências, se mostraram fundamentais para o estabelecimento de algumas relações. Dessa maneira, novas pesquisas podem ser realizadas para que possamos conhecer mais sobre essa complexa teia de relações que pode influenciar todo o processo de ensino/aprendizagem de LE, e assim propor melhorias nesse processo.

ASSUNTO(S)

identidades linguistica aplicada crenças german (fl) teaching/learning ensino/aprendizagem de alemão (le) identities beliefs

Documentos Relacionados