Entre Brasil e Portugal: trajetória e pensamento de Plínio Salgado e a influência do conservadorismo português

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/11/2012

RESUMO

Esta tese tem como objetivo a investigação da trajetória de Plínio Salgado para a formação e o desenvolvimento do integralismo brasileiro em suas mais variadas fases, buscando as múltiplas matrizes discursivas e a circularidade cultural no campo das apropriações, observando o processo de circularidade cultural no trato com os componentes lusitanos. A análise estabeleceu discussões com referência à produção doutrinária, política, literária e religiosa, além de manifestos, entrevistas e depoimentos, ou seja, elementos bibliográficos que contribuíram para a compreensão do integralismo brasileiro, notadamente em relação ao líder Plínio Salgado, que foi o principal mentor do movimento. Com base no conceito de cultura política, a investigação propôs a análise do pensamento evolutivo do líder integralista centrada no contexto de influência lusitana e basicamente católica, preceito que o acompanhou por toda a vida. A pesquisa foi organizada com base na compreensão das obras do autor, desde as primeiras produções na década de 1910 até seus últimos escritos em 1975. Pertencente a uma família conservadora e tradicional do interior paulista, nasceu em 1895, na cidade de São Bento do Sapucaí. Ainda jovem foi para São Paulo onde se destacou intelectualmente nos anos de 1920, para posteriormente formar, na década seguinte, o primeiro movimento de massa do Brasil: a Ação Integralista Brasileira. Com matrizes múltiplas, Salgado tinha como propósito a construção de uma doutrina política original. No entanto a circularidade de ideias do período fez com que o Chefe sofresse influências consideráveis para a formação de seu pensamento, tendo, em Portugal, o exemplo doutrinário, o Integralismo Lusitano: um movimento de cunho nacionalista da direita radical que teve visível formação embasada na precursora do conservadorismo, a Action Française, que assim como todos os grupos políticos do princípio do século XX estabeleceram uma resposta prática à teoria proferida pelo Papa Leão XIII, em 1891, através da Rerum Novarum. Após a influência lusitana na formação do pensamento pliniano e a idealização do integralismo, novamente Portugal foi um destaque na organização doutrinária do autor, quando ficou exilado nos anos de 1939 a 1946, momento que utilizou para reordenar o seu pensamento, ações e articulações políticas, tendo a vertente do espiritualismo católico como força central. Com o fim do período ditatorial varguista, retornou para o Brasil com a afirmação de ser um luso-brasileiro, passando a ser um defensor supremo da política de António de Oliveira Salazar, imagem que seguiu até o fim da vida. Uma das propostas da tese está na abordagem do movimento integralista a partir de uma multiplicidade de perspectivas, mas com predominância de uma análise comparativa com Portugal. A tese buscou a verificação das ações políticas a fim de contribuir para o melhor entendimento da relação Portugal-Brasil, através da análise do conservadorismo radical ampliando esse foco com o português. O pensamento político-cristão do autor possui uma importância significativa para a História Política do século XX, não só para o Brasil, pois suas ações e os diálogos estabelecidos com grupos lusitanos são fundamentais para a compreensão da política dos dois países

ASSUNTO(S)

historia plínio salgado apropriações circularidade cultural conservadorismo radical appropriations cultural circularity radical conservatism

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