Entre a paranóia da imaginação e a percepção alucinatória : hip-hop e postura de oposição na sociedade do fim da história / Between the paranoia of imagination and the hallucinatory perception : hip-hop and opposition posture at the end-of-history society
AUTOR(ES)
Sawaya, Silvio Ricardo
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/06/2011
RESUMO
Com o desmoronamento do socialismo real no final do século XX - cujos principais marcos foram a queda do Muro de Berlim e a débâcle soviética -, o mundo parece ter tomado novos rumos. Neste período, Francis Fukuyama e Robert Kurz desafiaram a esquerda mundial em seus livros O fim da história e o último homem e O colapso da Modernização, respectivamente, com a seguinte provocação: existe vida possível além da economia de mercado e da democracia liberal que não leve o mundo a uma derrocada catastrófica tal como a sofrida quando da existência do socialismo real? Muito mais do que um apressado "sim, de fato, existe", esta questão ainda está em aberto vinte anos após sua formulação. É neste contexto que esta pesquisa procura tratar de pensar o hip-hop como uma forma de construir o que Donna Haraway chama de postura de oposição, e isto tanto no que diz respeito aos seus militantes e intelectuais orgânicos quanto aos intelectuais acadêmicos das ciências humanas que sobre ele se debruçam. Esta mesma postura de oposição, se não traz uma resposta ao desafio lançado por Fukuyama e por Kurz, ao menos propõe encará-lo de frente, tendo-se, para isso, de levar bastante em consideração o que é essa união entre economia de mercado e democracia liberal e qual é o preço a ser pago ao se assumir a postura de confrontá-la
ASSUNTO(S)
hip-hop (cultura popular jovem) - aspectos sociais grafite - aspectos sociais rap (musica) - aspectos sociais violência na cultura popular hip-hop graffiti rap (music) violence socialism