Entre a cor e o sentimento, um certo instinto de nacionalidade: identidade nacional e literária nas críticas e crônicas de Machado de Assis: (Rio de Janeiro 1858 - 1908)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O Brasil Oitocentista foi marcado pelo processo político da Independência e, posteriormente, por um projeto de construção da nação, de uma identidade nacional, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro IHGB criado em 1838. Instituto esse que passou a ser compreendido como a materialização da idealização de uma nação nos trópicos. Porém, não apenas nos corredores do IHGB a nação e a identidade nacional vinham sendo discutidas. Esse era um tema que ocupou as mentes dos mais diversos personagens do Brasil Imperial. Entre esses notáveis, encontramos na figura de Machado de Assis, mais especificamente em suas Críticas e Crônicas, uma intensa preocupação, não apenas com a nação, mas, com a formação de uma literatura nacional. Nesse sentido, estas linhas que se seguem têm como preocupação entender quais as preocupações de Machado de Assis com as questões nacionais, de que maneira a literatura poderia contribuir com o projeto nacional e, nesse período, o que faria da literatura brasileira, brasileira?

ASSUNTO(S)

identidade nacional chronicle. literatura national identity criticism history história historia crônica. literature crítica machado de assis machado de assis

Documentos Relacionados