Ensaios pré-clínicos e clínicos com óleo essencial de Cymbopogon citratus (DC) Stapf. para tratamento de pitiríase versicolor. / Pre-clinical and clinical studies with essential oil of Cymbopogon citratus (DC) Stapf. for the treatment of pityriasis versicolor.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/07/2011

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antifúngico do óleo essencial de Cymbopogon citratus (DC) Stapf. contra Malassezia spp. Para tanto foram determinadas a concentração inibitória mínima- CIM do óleo essencial de C. citratus sobre diferentes cepas de Malassezia, possíveis mecanismos de ação através dos ensaios de ergosterol (50-250 μg/ml) e sorbitol (0,8 M), além de ensaios de toxicidade aguda em camundongos (2000 mg/Kg via oral) e irritação de pele em coelhos (aplicação do óleo essencial na CIM90). Após os testes pré-clínicos, realizaram-se ensaios clínicos de fase I e II com xampu e loção cremosa contendo o óleo essencial de C. citratus, respectivamente, em indivíduos sadios e com pitiríase versicolor. Observou-se neste trabalho que a pitiríase versicolor atinge indistintamente homens e mulheres, independente de cor e idade, sendo a região do tronco posterior e anterior as mais acometidas. E as espécies fúngicas isoladas com maior freqüência foram M. sympodialis e M. furfur. Na avaliação pré-clínica in vitro da atividade antifúngica do óleo essencial de C. citratus verificou-se uma CIM90 de 1,25 μL/mL. Com a adição de ergosterol, a CIM aumentou cerca de quatro vezes, sugerindo uma possível ação deste óleo sobre a membrana fúngica. Nos ensaios pré-clínicos de toxicidade in vivo verificou-se baixa toxicidade do óleo essencial de C. citratus, especialmente a 1,25 μL/mL. No estudo clínico de fase I, nenhuma manifestação toxicológica como edema, eritema ou escara foi observada, permitindo a verificação segura das formulações na fase II, na qual após 40 dias de tratamento verificou-se 60% de cura micológica para o grupo tratado com o óleo. Todos os dados levantados demonstram a utilização deste óleo essencial de C. citratus, como mais uma opção terapêutica para tratamento de pitiríase versicolor, porém um estudo randomizado de fase III precisa ser desenvolvido para validá-los.

ASSUNTO(S)

malassezia pitiríase versicolor e óleo essencial de cymbopogon citratus farmacologia malassezia pityriasis versicolor and essential oil of cymbopogon citratus

Documentos Relacionados