Engajamento de stakeholders em empresas da economia criativa: estratégias para o enfrentamento da crise da COVID-19
AUTOR(ES)
BARAKAT, SIMONE RUCHDI; SANTOS, NATALIA LUIZ DOS; VIGUELES, MICHELLE CAÇAPAVA
FONTE
Cadernos EBAPE.BR
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo Devido ao grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico, a Economia Criativa (EC) é uma atividade que, se implantada estrategicamente, pode ter um papel de destaque nas agendas de países emergentes e em desenvolvimento. Para suscitar o crescimento do setor criativo, o engajamento de stakeholders destaca-se como uma importante ferramenta. Na presente pesquisa, foram examinados os pontos relevantes para a compreensão do conceito de EC, suas características à luz da teoria dos stakeholders e os novos desafios trazidos pela crise da COVID-19. O objetivo deste trabalho é compreender como as empresas de EC engajam seus stakeholders no enfrentamento da crise da COVID-19. A abordagem escolhida para a presente pesquisa é qualitativa de cunho exploratório. Foram realizadas entrevistas com gestores de empresas do setor que apontaram a importância do fomento à troca de informações e da adaptação às constantes demandas como práticas necessárias para competir em um setor que se encontra em expansão. O engajamento orientado à colaboração com stakeholders pode levar ao aprendizado, à inovação e às mudanças organizacionais, aspectos importantes para o enfrentamento da crise da COVID-19.
Documentos Relacionados
- Economia Criativa: assunto em pauta
- Viva ou Deixe Morrer: estratégias para o enfrentamento da COVID-19 sob a perspectiva empresarial em São Luís do Maranhão, Brasil.
- Recomendações para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos: rapid review
- INOVAÇÃO EM MICROEMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
- Análise do financiamento federal do Sistema Único de Saúde para o enfrentamento da Covid-19