Emprego do método SIM para obtenção das curvas isócronas e de ruptura por fluência / Use of SIM to obtain isochrone and creep rupture curves

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

A obtenção de resultados de fluência em geossintéticos (isócronas e curva de ruptura por fluência) requer longo tempo de observação e rigoroso controle laboratorial. Dessa forma, muitos produtos disponíveis no mercado brasileiro não foram ensaiados quanto a este fenômeno dificultando sobremaneira a elaboração de projetos mais seguros e econômicos. Há, portanto, a necessidade de estudos não só do fenômeno da fluência em si, mas também de métodos de ensaio que facilitem e acelerem a obtenção das curvas de fluência. Este trabalho apresenta um estudo da fluência de dois geotêxteis não tecidos, um de polipropileno e outro de poliéster, através de ensaios acelerados, utilizando-se o processo denominado Stepped Isothermal Method (SIM). Os valores obtidos pelo método SIM foram comparados aos valores obtidos nos ensaios convencionais, realizados segundo a norma ISO 13431. Os resultados experimentais indicam que os ensaios acelerados, utilizando o método SIM, foram capazes de simular o fenômeno da fluência com boa precisão e, portanto, podem trazer uma grande economia de tempo, além de facilitar e agilizar a caracterização da fluência de geossintéticos.

ASSUNTO(S)

geotêxteis não tecidos stepped isothermal method (sim) ensaios de fluência acelerados non-woven geotextile ensaios de fluência não confinados temperature accelerated creep test unconfined creep test stepped isothermal method (sim)

Documentos Relacionados