Emprego da flotação a ar dissolvido no tratamento de cursos d água: avaliação de desempenho da estação de tratamento dos córregos Ressaca e Sarandi afluentes à Represa da Pampulha

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A estação em análise possui capacidade de 750 L/s e utiliza o processo de flotação a ar dissolvido (FAD) para o tratamento direto e em fluxo de cursos dágua poluídos. Essa estação trata as águas dos córregos Ressaca e Sarandi, que drenam uma área urbana de 61,5 km2 e recebem, além da poluição de fontes difusas, efluentes domésticos e industriais e resíduos sólidos. Como conseqüência, suas águas apresentam elevadas concentrações de matéria orgânica e de nutrientes, que têm provocado a eutrofização da represa da Pampulha. No estudo foram utilizados os dados do monitoramento da qualidade da água a montante (água bruta) e a jusante (água tratada) da estação, no período de julho/2003 a fevereiro/2006, bem como os dados de sua operação nesse período, complementados com os de caracterização do lodo. Os resultados indicaram que a estação obteve eficiências médias de remoção satisfatórias para turbidez (72%), sólidos em suspensão (70%), sólidos sedimentáveis (68%), DBO (71%), DQO (65%), fósforo solúvel (70%), fósforo total (74%) e alumínio (39%). Para os demais parâmetros analisados (nitrogênio, coliformes, sólidos dissolvidos, sulfatos e óleos e graxas), as eficiências médias de remoção ficaram muito abaixo das expectativas. Concomitantemente, foi feita também a análise dos principais parâmetros operacionais para avaliar a influência desses no desempenho da estação, já que esses parâmetros estão diretamente relacionados com a vazão de tratamento, que no período do estudo apresentou flutuações freqüentes e elevadas. Através dessa análise, observou-se que muitos desses parâmetros ficaram fora das faixas de valores adequadas ao processo da flotação, o que pode ter contribuído para o não atendimento às metas previstas no projeto. Pelos resultados deste trabalho, pode-se concluir que a FAD, aplicada diretamente no curso dágua, apresenta-se como uma alternativa concreta, sob os aspectos técnico e ambiental, para o tratamento de córregos, visando a proteção de mananciais, principalmente de represas e lagoas, ambientes esses freqüentemente afetados pelas fontes de poluição pontual e difusa.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. Água purificação flotação por ar dissolvido teses. pampulha, lagoa da, região (mg) teses. saneamento teses.

Documentos Relacionados