Elos de contato: por uma experiência do desejo e do espaço-tempo na percepção / Contact links: for an experience of desire and time-space in perception

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

As produções poéticas e seus planos de sentidos interditos estão constantemente disponíveis para uma qualidade de atenção sensível, que nega os exageros de uma necessidade de captura e de uma voracidade discursiva. A possibilidade de negação dos excessos da palavra, para se fazer preservar uma outra qualidade/sentido de tradição, emerge como um paradoxo que pode ser estudado a partir de certos processos de produção. A questão, portanto, é saber se os meios de circulação de afetos e seus usos, o modo como nos implicamos com eles e com o Outro através deles, funcionam para estabelecer vínculos. Assim o trabalho emerge de uma percussão entre casos específicos de produção poética, principalmente associadas ao desenho de observação. Visando acompanhar os desenvolvimentos desses processos que nos mostram uma certa qualidade/sentido de presença requerida e de atenção ao outro. Um estado atencional emerge, envolvendo no ato os que participam da produção. Tal estado atencional não exclui a experiência temporal, que pode estar implicada diferencialmente com cada produção. Nesse esforço nasce a possibilidade de pensar os estados atencionais exigidos para a possibilidade de consumação de certas obras. Assim, um estudo acerca de uma atenção-rítmica se estabelece, como um estudo do movimento de processos atencionais e afetivos, vividos em meio à relação de alteridade voltada à algumas produções poéticas. Suas implicações para nós é o que está sempre a ser descoberto

ASSUNTO(S)

perspectiva poetic poética atencao attention alterity ritmo psicologia alteridade subjetividade ritmo poetica rhythm perspective percepcao

Documentos Relacionados