ELA, NÓS: tecnologia, afeto e sociabilidades na contemporaneidade
AUTOR(ES)
Fischer, Sandra, Caetano, Kati
FONTE
Galáxia (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo O artigo, tomando como objeto o filme Ela (Her, Spike Jonze; 2013, EUA), trata da interface homem/máquina e dos desdobramentos concernentes às relações entre o elemento humano e o advento da técnica. O intuito principal é refletir sobre a abordagem conceitual do termo “técnica” e sua interpretação em práticas culturais da contemporaneidade, considerando questões atinentes a afetos e sociabilidades. O direcionamento teórico-analítico orienta-se a partir de conceitos da sociossemiótica e de estudos e reflexões de Martin Heidegger, filósofo alemão que se debruça sobre a problemática da técnica moderna, no momento em que a sociedade assiste à redução das distâncias e aos efeitos de presença daí decorrentes, fenômeno que tende a ser vivenciado de forma ambígua, misturando sensações de receio e de encantamento.
ASSUNTO(S)
interface homem/máquina técnica/tecnologia ela sociabilidade afetos
Documentos Relacionados
- Ela, Zefinha – o nome do abandono
- Cooperative binding of two E2F molecules to an Ela-responsive promoter is triggered by the adenovirus Ela, but not by a cellular Ela-like activity.
- Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio
- Nós: microcrises
- Ciência, tecnologia, inovação e vigilância sanitária