Eficiência de produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo: distribuição espacial e fatores físicos que explicam sua variabilidade.

AUTOR(ES)
FONTE

Campinas: EMBRAPA-CNPTIA

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A crescente busca por fontes alternativas de energia, como as oriundas da biomassa - onde se insere o etanol como biocombustível - tem sobre-elevado a importância da produção de cana-de-açúcar. No Brasil, o estado de São Paulo é o maior e mais importante produtor de cana. O estudo dos sistemas paulistas de produção de cana faz-se necessário, de maneira a se obter conhecimento sobre quais fatores são determinantes de uma alta eficiência de produção. Dentre os principais fatores, estão os do meio físico, que abrangem as variáveis climáticas e pedológicas. Neste trabalho, adotou-se a definição de eficiência de produção agrícola dada em Marin et al. (2008) para a avaliação da relação existente entre atributos do meio físico e a eficiência de produção de cana-de-açúcar em São Paulo.

ASSUNTO(S)

produção de cana-de-açúcar em são paulo eficiência de produção agrícola eficiência de produção de cana-de-açúcar distribuição espacial da cana sugar cane in são paulo

Documentos Relacionados