Effect of Bt cotton (Bollgard event 531) on the bacterial community of the rhizosphere. / Efeitos do algodão Bt (Bollgard evento 531) na comunidade bacteriana da rizosfera.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O algodão transgênico Bollgard® (algodão Bt) contém o gene cry1Ac da bactéria Bacillus thuringiensis, que confere a planta resistência a Lepidopteros. A expressão deste gene na planta pode acarretar efeitos ecológicos adversos à microbiota do solo e da rizosfera. Em casa-de-vegetação, a comunidade bacteriana associada ao algodão Bt foi comparada a do algodão convencional, em dois tipos de solos e quatro estádios fenológicos. Amostras de rizosfera foram avaliadas por técnicas dependentes e independentes de cultivo. As técnicas de contagem de bactérias e DGGE permitiram observar os efeitos do algodão Bt na densidade e diversidade de Pseudomonas e bactérias totais, durante os estádios iniciais de desenvolvimento da planta. A toxina Cry foi detectada na rizosfera de algodão Bt, em todo ciclo da cultura. Nas fases de formação do botão floral e abertura das maçãs, a atividade microbiana foi maior na rizosfera do algodão Bt. Esses resultados indicam o potencial do ambiente rizosférico em reestabelecer à estrutura da comunidade bacterina após um impacto temporal.

ASSUNTO(S)

dgge dgge genetically modified plant proteína cry cry protein microbiologia do solo plantas geneticamente modificadas soil microbiology ecologia microbiana pseudomonas pseudomonas microbial ecology

Documentos Relacionados